Parece que seu navegador está desatualizado.

Para a sua comodidade e segurança é importante manter seu navegador sempre atualizado com as versões mais recentes. Selecione abaixo o navegador que você utiliza para atualizá-lo agora mesmo e visualizar o conteúdo deste site corretamente:

IE FIREFOX CHROME OPERA SAFARI
Acesso Cliente

Blog

Horta em condomínio NOVIDADES

Aprenda a cultivar uma horta em apartamento

Se você está no time de pessoas que ficam encantadas toda vez que se deparam com uma gama de temperinhos verdes, mas fica triste ao lembrar que não tem espaço suficiente no seu apartamento para cultivar uma horta, este artigo é para você. 


Você vai perceber que ter plantas frescas sempre à mão é mais simples do que imagina. Para começar, os temperos se adaptam bem a qualquer cantinho. Separamos uma lista de dicas estratégicas para que você possa ter sua horta em apartamento independentemente do espaço disponível. 



PASSOS BÁSICOS PARA TER UM HORTA EM APARTAMENTO


Lugar: um dos pontos principais para cultivar horta em apartamento é a escolha do lugar. O ideal é que a horta possa ficar em um ambiente que receba sol por, pelo menos, seis horas por dia. Vale utilizar uma parede da sacada ou, então, uma janela em que os raios de sol apareçam com mais intensidade. 


Recipiente: neste item não há segredos, as plantas podem ser cultivadas em potes, caixas de madeira, latas, vasos e até mesmo xícaras ou canecas. A única recomendação é fazer um furo no fundo do recipiente. Ele será útil para que a água escoe, evitando que a raiz da planta apodreça. 


Insumo extra: não é qualquer terra que responderá bem ao plantio dos temperos. O ideal é investir em uma terra própria para isso. Ela é comercializada em lojas especializadas em jardinagem e também em lojas de departamento que possuem um setor de jardinagem. 



QUAIS TEMPEROS SÃO MAIS INDICADOS


Primeiramente, quais temperos costumam estar presentes no momento em que você prepara um alimento? A resposta para essa pergunta servirá de guia para definir quais itens podem compor a sua horta em apartamento. Se, por exemplo, você costuma usar manjericão sempre que prepara um macarrão, vale colocá-lo na lista. 


Entre os temperos mais indicados e fáceis de cultivar estão: cebolinha, manjericão, alecrim, hortelã, salsinha, pimentas, dill e orégano.



HORTA COMUNITÁRIA EM CONDOMÍNIO


Outra excelente alternativa para ter temperos sempre por perto é escolher um condomínio que cultive uma horta comunitária. No Centro de Florianópolis temos um exemplo: o Vitale Residence. O empreendimento está em fase de construção e prevê justamente uma horta que será utilizada de forma conjunta entre os moradores. 


Ter esse espaço comunitário facilita muito para que os temperos e hortaliças recebam todo o cuidado necessário. Afinal, haverá mais pessoas disponíveis para se encarregar do cultivo. Além disso, contribui para que os moradores interajam mais uns com os outros, fazendo com que a horta renda alimentos frescos e também uma boa amizade. 



E então, percebeu como há uma série de alternativas para que você consiga ter a sua horta em apartamento? Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e inspirar mais pessoas.

Publicada em Outubro de 2019
Informe seus dados abaixo e entraremos em contato com você por telefone, das 9h às 20h. Caso esteja fora deste horário de atendimento, deixe sua mensagem através do formulário de contato, que retornaremos o mais breve possível.