Parece que seu navegador está desatualizado.

Para a sua comodidade e segurança é importante manter seu navegador sempre atualizado com as versões mais recentes. Selecione abaixo o navegador que você utiliza para atualizá-lo agora mesmo e visualizar o conteúdo deste site corretamente:

IE FIREFOX CHROME OPERA SAFARI
Acesso Cliente

Blog

Florianópolis Viver Bem

Centro de Florianópolis: 5 lugares que você não pode deixar de visitar


Quais são os primeiros cenários que vem à sua mente quando você pensa em Florianópolis? Muito provavelmente as praias, Beira-mar Norte e a Ponte Hercílio Luz estejam entre as opções, certo? Ambos os pontos são realmente incríveis, mas a cidade concentra também diversos outros lugares repletos de história e cultura, principalmente no centro, coração da cidade.



O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS


O movimento nas ruas da região central da capital é intenso ao longo do ano todo. Moradores, trabalhadores, artistas de rua e turistas circulam em meio ao comércio e aos diversos pontos turísticos e históricos.


Uma das principais vantagens de fazer um tour pelo centro é o fato de ser possível conhecer tudo sem precisar se deslocar de carro, pois a região é bem compacta. Se você não sabe por onde começar, separamos cinco principais lugares para você visitar. Passeie sem pressa, faça várias fotos e aproveite tudo que o centro de Florianópolis tem para oferecer.


1) MERCADO PÚBLICO


É impossível chegar ao centro de Florianópolis e não notar o Mercado Público. Ele é um edifício amarelo que se destaca em meio ao cenário. Não é por acaso que é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. O edifício foi inaugurado em 1899 e é Patrimônio Histórico Municipal.


O local concentra vários boxes que comercializam sapatos, roupas, souvenires, artigos para casa, além de contar com diversos bares que oferecem cardápios incluindo, principalmente, petiscos e frutos do mar. Todos esses atrativos explicam por que o Mercado Público é o local escolhido por moradores locais e turistas ao longo do ano todo para visitação.



2) PRAÇA XV DE NOVEMBRO


Bastam alguns minutos de caminhada pelo calçadão da Rua Felipe Schmidt para chegar até à Praça XV de Novembro. O local também é conhecido como Praça da Figueira, pois lá está uma famosa figueira centenária, com grandes galhos que se estendem por boa parte da praça. Hoje em dia os galhos são sustentados por hastes de metal para preservar a estrutura da tradicional árvore.


Algo bastante curioso são as superstições que envolvem a grande figueira, entre elas estão:

quem der uma volta na figueira volta mais vezes para visitar a cidade;

quem der três voltas na figueira atrairá um grande amor para a sua vida.



3) PALÁCIO CRUZ E SOUSA

PALÁCIO CRUZ E SOUSA

Em frente à Praça XV está o Palácio Cruz e Sousa. Por décadas o local foi sede do governo de Santa Catarina, inclusive, os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II visitaram o local. Atualmente o palácio abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. Vale a pena reservar algumas horas do dia para conferir:

a exposição permanente que mostra como era o edifício antigamente (pinturas, mobílias e objetos de decoração originais);

a exposição permanente contando a história do palácio;

o salão com exposições temporárias.


Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.



4) CATEDRAL METROPOLITANA

Nas redondezas da Praça XV e do Palácio Cruz e Souza está a Catedral Metropolitana de Florianópolis, ela fica no alto de uma imponente escadaria. O nome original é Catedral de Nossa Senhora do Desterro, erguida em 1678. O local é um patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município e, ao longo dos anos, já passou por diversas reformas e restaurações.


O cenário da catedral é realmente lindo, com frequência a escadaria é feita de palco para apresentações culturais de grupos como corais e orquestras.



5) FORTE DE SANTANA


O Forte de Santana do Estreito é um atrativo que fica na Avenida Beira-mar Norte, sob a Ponte Hercílio Luz. Ele foi construído no século XVIII com a função de proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) das embarcações que chegassem via Baía Norte.


Moradores e turistas costumam ir até lá para ver o Museu de Armas Major Lara Ribas, conhecer a exposição sobre todos os fortes que existem na ilha e apreciar de perto a Ponte Hercílio Luz. Outro programa maravilhoso que pode ser feito de lá é curtir o pôr do sol, pois o pátio dos canhões do Forte de Santana é um dos locais mais indicados para assistir ao sol se pondo na Ilha.



VITALE RESIDENCE: LANÇAMENTO ALTO PADRÃO DA BECO CASTELO BEM NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS


Viva perto de tudo que Floripa tem de melhor. Essa é a proposta do Vitale Residence, localizado em uma das ruas mais charmosas do centro de Florianópolis, a Presidente Coutinho.


Se o seu sonho é morar assim, no coração de Florianópolis, vai ficar ainda mais encantado ao conhecer cada um dos diferenciais do Vitale Residence envolvendo a planta dos imóveis e o condomínio como um todo. Acompanhe todos neste post que criamos com todos os detalhes do empreendimento.


Até breve!

Publicada em Março de 2019